MONITORIA COMO INTERVENÇÃO METODOLÓGICA PARA EDUCAÇÃO DE SURDOS

Thábio de Almeida Silva, Kamilla Fonseca Lemes Garcia, Thayla de Almeida Silva, João Daniel Nonato Matos

Resumo


O presente trabalho apresenta os resultados obtidos a partir da atividade proposta pela disciplina “O ensino de ciências e matemática para educação de jovens e adultos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação para Ciências e Matemática. O surdo compreende o mundo por meio de suas experiências visuais, portanto o problema desta pesquisa parte do relato do aluno surdo sobre a dificuldade de compreender os conteúdos de Física pela falta de uma estratégia que contemple suas necessidades, assim tem-se como objetivo a compreensão se como pode-se contribuir efetivamente para que os alunos surdos inseridos em um modelo educacional inclusivo na modalidade EJA, possam aprender significativamente os conceitos de Física. Partindo de uma pesquisa qualitativa, faz-se um acompanhamento com um aluno surdo matriculado no curso de Secretariado EJA, identificando as dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem, e por fim, foi sugerido uma intervenção metodológica a partir da oferta de uma monitoria, que contribui com a aprendizagem desse educando, e com a efetivação do processo de inclusão de surdos no IFG - Câmpus Jataí, verifica-se que é de suma importância a manutenção dessa monitoria.

Palavras-chave


EJA. Surdos. Inclusão.

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