METODOLOGIAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA

Suzanna Neves Ferreira, Leon Assis Silva

Resumo


O estágio supervisionado no curso de Pedagogia apresenta a oportunidade de conciliar a prática com a teoria.  Desse modo, durante o estágio elaboramos e desenvolvemos o nosso projeto utilizando o método investigativo que envolve a reflexão e a intervenção nos ambientes de educação formal. As atividades descritas neste artigo foram realizadas em uma escola pública do município de Jataí-GO. Realizamos seis encontros com a turma do 5º ano do Ensino Fundamental I em que se priorizou o ensino de matemática, desenvolvendo atividades práticas e lúdicas; foram abordados os quatro blocos de ensino, apresentados no Parâmetro Curricular Nacional de Matemática, quais sejam: Números e operações, Espaço e Forma, Grandezas e Medidas, Tratamento da Informação. O projeto teve a finalidade de proporcionar aos alunos experiências e vivências significativas por meio de jogos e atividades lúdicas, estimulando também o processo de interação. Nas atividades foram avaliadas as interações e o processo da construção dos conhecimentos pelos alunos. Assim, os resultados obtidos foram ao encontro dos nossos objetivos, pois no desenvolvimento das atividades os alunos fizeram relações dos conhecimentos apresentados em sala com os conhecimentos matemáticos utilizados no dia a dia.

Palavras-chave


Fundamentos. Intervenção. 5º ano.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.