PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA MODALIDADE EJA

Angélica Ramos da Luz, Daniela Brusamarelo, Luciene Lima de Assis Pires, Paulo Henrique de Souza

Resumo


Pesquisas revelam que a metodologia adotada na EJA ou no ensino médio dito regular se assemelham no sentido de desenvolver como principal prática, aulas expositivas pouco contextualizadas e problematizadas, dificultando o diálogo entre alunos e professores. Nesse sentido, buscando identificar as dificuldades enfrentadas pelo aluno da EJA em seu processo de aprendizagem, esse trabalho teve como objetivo acompanhar individualmente um aluno da EJA, analisando por meio de questionários suas dificuldades em relação aos conteúdos trabalhados na disciplina de Química. Essa pesquisa foi dividida em três etapas, constituída de acompanhamento inicial, intermediário e final, sendo desenvolvida no 1º semestre de 2016 em um colégio da cidade de Jataí/GO. Após análise das respostas obtidas do aluno, culminou -se na produção de uma proposta metodológica, esse material é formado por quatro questões contextualizadas, que apresentam no enunciado a relação de conceitos químicos com a atual profissão do aluno, a proposta também apresenta textos curtos e direcionados a construção civil. Ao término da pesquisa observou-se a importância e a necessidade em priorizar a utilização de práticas metodológicas relevantes ao contexto em que o aluno se insere, ampliando a capacidade de compreensão do mesmo. 


Palavras-chave


EJA. Prática pedagógica. Ensino de química.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.