♫CANTANDO LIGAÇÃO QUÍMICA♫

Karla Nara Costa Abrantes, Maria Aparecida da Silva Rodrigues, Fabiana Gomes, Alécia Maria Gonçalves

Resumo


O uso de paródias no ensino de química tem apresentado resultados positivos, entre eles atrair o interesse e a motivação dos alunos e estreitar o diálogo entre professores, alunos e conhecimento científico. Nesta perspectiva, o texto a seguir relata a aplicação de paródias sobre Ligações Químicas elaboradas por duas turmas de alunos do primeiro ano do Instituto Federal de Goiás. As paródias foram apresentadas em um evento denominado por Festival de Paródias onde se pôde perceber a organização, a criatividade e a desenvoltura dos grupos. Nas letras das músicas houve abordagens de conceitos de ânions e cátions, eletronegatividade, valência, regra do octeto e compartilhamento de elétrons; assim como algumas propriedades físicas, como ponto de fusão e ebulição, condutividade de energia, dureza, brilho e analogias, como mar de elétrons e nuvem eletrônica. 


Palavras-chave


Paródia, ligação química, aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.