APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS PELA INVESTIGAÇÃO: UM REFERENCIAL TEÓRICO E DIDÁTICO NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA NOS ANOS INICIAIS

Karine Sânya Dutra Silva, Marta João Francisco Silva Souza

Resumo


O ensino de Ciências nos anos iniciais é um campo do saber que necessita ser pensado e pesquisado. Nesse artigo objetivamos fazer uma breve reflexão sobre o ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental e apresentamos a aprendizagem por investigação como uma proposta teórica e didática para o ensino numa perspectiva inclusiva. Para tal realizamos pesquisa bibliográfica e documental. Apesar de existir algumas propostas metodológicas para o ensino de Ciências, há uma excasses de propostas destinadas ao ensino fundamental em uma perspectiva inclusiva.  Como o ensino de Ciências por investigação, que por meio de adaptações que reconheçam as especificidades de cada educando, podem favorecer a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. Concluímos que é preciso pensar em um ensino de Ciências numa perspectiva inclusiva, que se caracteriza por um ensino para todos, desenvolvidos em um mesmo espaço, com o mesmo conteúdo, mas com estratégias pedagógicas que respeitem e contemplem a diversidade dos educandos.

Palavras-chave


Ensino de Ciências. Ensino fundamental. Aprendizagem por investigação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.