UTILIZAÇÃO DO ÁBACO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Geraldo Borges Martins Neto, Ronderson Teles Fonseca, Adriana Aparecida Molina Gomes

Resumo


O presente resumo trata de um recorte do trabalho desenvolvido pelo subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Jataí. O trabalho foi desenvolvido no Ensino Fundamental II em um colégio da rede municipal de ensino. Em uma das ações realizadas, foi feita uma oficina utilizando o ábaco. O objetivo era ensinar os alunos a representarem e a calcularem as quatro operações, em especial a multiplicação de números inteiros. Para tanto, solicitou-se que registrassem suas ideias e cálculos por escrito. Percebeu-se que a oficina contribuiu para que os alunos percebessem o “jogo de sinais”, apesar das dificuldades iniciais em manipularem o ábaco. Acredita-se que essa oficina os auxiliou na compreensão das quatro operações básicas. 


Palavras-chave


Números Inteiros. Ábaco. PIBID.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.