A TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL: O PAPEL DO PROFESSOR NA ESTRUTURAÇÃO E APLICAÇÃO DE ATIVIDADES DE ESTUDO

Kliver Moreira Barros, Duelci Aparecido de Freitas Vaz

Resumo


A Teoria do Ensino Desenvolvimental tem como objetivo principal promover o desenvolvimento intelectual dos alunos por meio de atividades de estudo estruturadas de forma que levem os alunos a estarem ativos no processo de ensino-aprendizagem, promovendo a autonomia e construção do conhecimento. Este trabalho é um recorte do referencial teórico da dissertação do mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do IFG – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí, na linha de pesquisa Ensino de Matemática. A pesquisa foi aplicada em 2014 em Caiapônia-GO, aos alunos do sexto ano nas aulas de Matemática e traz alguns princípios acerca do papel do professor nos vários momentos do processo de ensino-aprendizagem, enfatizando as características principais da teoria que devem estar presentes nas atividades de estudo para que a formação de conceitos aconteça e os alunos consigam se desenvolver para um novo nível de desenvolvimento intelectual, não apenas se adaptando ao nível já formado.

Palavras-chave


Ensino Desenvolvimental. Papel do Professor. Atividades de Estudo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.