PIBID E ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: GESTÃO COMPROMETIDA E PARTICIPATIVA

Ivonice Mendes de Oliveira Guimarães, Luciene Lima de Assis Pires

Resumo


Este trabalho traz o resultado do Produto Educacional apresentado para conclusão do mestrado em Educação para Ciências e Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Jataí, o qual aborda sobre a reflexão teoria/prática nas políticas educacionais e as gestões envolvidas na implementação das mesmas. Para tanto, analisou-se a formação inicial de professores tendo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) como foco do estudo. Como resultado, foram propostas situações que pudessem colaborar para a aplicabilidade e o desenvolvimento do Pibid, entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas da educação básica, tendo por pretensão proporcionar um pensar didático pedagógico quanto aos objetivos do Pibid e quanto as atribuições de cada participante, uma vez que o foco principal é a formação do futuro docente, que é o aluno bolsista das IES dos cursos de licenciatura, de modo que possam interagir-se com alunos e professores, num ambiente educacional, entrelaçando, cada vez mais, seus conhecimentos quanto a sua formação docente. Para esta pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa, pautada no estudo de caso, tendo como coleta de dados o questionário, a entrevista e o grupo focal.

Palavras-chave


Políticas Educacionais. Gestão Educacional. Pibid.

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