PERSPECTIVAS PARA O USO DO WHATSAPP NO ESTÍMULO À APRENDIZAGEM DOS SUJEITOS

Antônio Alves de Oliveira Neto, Andrea Versuti, Wesley F. Vaz

Resumo


O ensino sofre com o despreparo dos professores na integração das TIC e TDIC no processo de ensino e da falta de interesse pelos estudantes. É necessário a formação continuada dos professores para que ocorra a interação da tecnologia e a didática. Aplicativos de redes sociais virtuais, disponíveis para celulares smartphones, podem ser aliados do professor para estimular o ensino-aprendizado. Diversos são estes aplicativos, como o WhatsApp, e todos eles partem da premissa básica de interação e comunicação em tempo real, com qualquer pessoa, basta estar conectado à internet e utilizando o aplicativo. O WhatsApp Messenger dentre os aplicativos emergentes, é um dos mais populares aplicativos de mensagens multiplataforma.  Atrelar o uso do celular smartphone à aprendizagem móvel (MLearning) é criar uma proposta pedagógica para unir a interatividade e todo o potencial expresso pelas redes sociais virtuais na produção e discussão de conteúdo, tendo o estudante como sujeito construtor do saber. Sob a perspectiva de uma estratégia diferenciada proposta pelo professor, que não mais será o centro do processo de ensino e aprendizagem, mas mediador. Ao observar a criação de grupos no aplicativo e o seu uso dentro do ambiente escolar, foi possível analisar diversos pontos ressaltados por diversas pesquisas, e compreender como se tem utilizado o mesmo, suas possibilidades, levando-nos a compreender que o mesmo pode ser bem utilizado, desde que, como qualquer trabalho pedagógico, seja bem planejado.

Palavras-chave


TIC. Aprendizagem móvel. WhatsApp.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.