O MOVIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE A QUANTIDADE DE ALUNOS MATRICULADOS E TITULADOS

Tattiana Fernandes de Oliveira Melo, José Cajide Val, Ana Maria Porto Castro

Resumo


Este trabalho é um recorte da pesquisa que se encontra em desenvolvimento para o Programa de Doutorado em Educação da Universidade de Santiago de Compostela. O objetivo é identificar a evolução do ensino da pós-graduação stricto sensu – Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado – oferecidos no Brasil. Para isso, utilizou-se de pesquisa nos documentos que regulamentam a pós-graduação no país. Desenvolveu-se pesquisa quantitativa com base nos indicadores disponíveis no portal GEOCAPES para o período de 1999 a 2015. As conclusões apontam para um crescimento relevante da pós-graduação stricto sensu, no que diz respeito à quantidade de programas, bem como à quantidade de alunos matriculados e titulados por esses programas.  Percebe-se que os programas de Mestrado Profissional contribuem de forma efetiva para o crescimento desses números.


Palavras-chave


Mestrado Profissional; Pós-Graduação no Brasil; Ensino Superior.

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