A ESCOLA NA VISÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO IFG - URUAÇU: BOLSISTAS DO PIBID, EX-BOLSISTAS DO PIBID E NÃO PARTICIPANTES DO PIBID.

Darlyane Aparecida da Costa Ribeiro, Fabiana Gomes Gomes, Laudelina Braga Braga, Alécia Maria Gonçalves

Resumo


Este trabalho teve como objetivo investigar as concepções sobre escola e ensino de química, que alunos matriculados na disciplina de estágio III, do IFG campus Uruaçu, construíram. Utilizando como metodologia de pesquisa um questionário aberto, que foi respondido por nove alunos da Licenciatura em Química, matriculados no estágio III, alguns pibidianos ou ex-pibidianos, outros até o momento não participaram do PIBID. A análise dos dados se deu de forma qualitativa a fim de construir novas compreensões sobre discursos e fenômenos. Pôde-se ressaltar que o ambiente escolar influencia na qualidade do ensino, e que na visão dos licenciandos a escola é responsável pela formação de cidadãos críticos atuantes, e que os professores continuam apegados à forma tradicional de ensino, não possibilitando a utilização de novas metodologias. Mesmo com as fragilidades os licenciandos em química ainda conseguem ver na escola a oportunidade de tornar a sociedade mais justa e igualitária.  


Palavras-chave


Escola. Ensino de Química. PIBID.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.