O HIBRIDISMO DOS POEMAS DE ARNALDO ANTUNES E O ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO TÉCNICO INTEGRADA

Marliane Dias Silva

Resumo


O Ensino de Literatura, em especial do texto poético, no Ensino Médio Técnico Integrado, já não tem mais o mesmo espaço-tempo que teve durante a escolástica. Há, atualmente, uma falta de interesse em ler e escrever textos poéticos. Isso pode ser devido a não compreensão do tipo de linguagem que apresenta este gênero textual ou pela facilidade de acesso a novas mídias, que promovem conteúdo de fácil e rápida compreensão. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo apresentar uma nova estratégia para o estudo do gênero poético em sala de aula com a utilização dos poemas híbridos de Arnaldo Antunes. E visa o desenvolvimento da leitura, escrita e a formação do leitor crítico em um contexto que os alunos já possuem contato com recursos midiáticos. A abordagem metodológica se realizou por meio de uma pesquisa de campo em uma Instituição Federal de Ensino de Jataí com alunos do 3º ano. Os resultados, analisados desde uma perspectiva qualitativa, revelam que a proposta constitui um caminho relevante a ser mais investigado e compartilhado entre docentes e discentes.


Palavras-chave


ensino-poemas-híbridos-Arnaldo Antunes.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.