MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Solange Rosa Jayme de Araújo, Rosemara Perpetua Lopes

Resumo


O presente trabalho contém o relato de experiência de realização de um projeto de intervenção de Estágio Curricular Supervisionado. O projeto teve por objetivo desenvolver noções de rítmo, pausa e melodia. Contemplou seis aulas realizadas em um Centro Municipal de Educação Infantil de Jataí, Estado de Goiás, com crianças de dois anos de idade. Durante as aulas, foram utilizados os instrumentos musicais violão, teclado e ganzás e promovidos momentos de cantar e tocar, leitura de história, atividades artísticas e brincadeiras envolvendo ritmo, pausa e melodia. Ao final do projeto a maioria das crianças identificava os instrumentos sem dificuldades, cantava músicas de forma ritmada e realizava algum tipo de reprodução sonora informal com brinquedos e objetos variados. Planejado e executado no interior do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, o projeto permitiu confirmar a viabilidade e a relevância de desenvolver musicalização com crianças pequenas.


Palavras-chave


Musicalização. Música na Educação Infantil. Prática Pedagógica e Música.

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