DISCRIMINAÇÃO RACIAL NA ESCOLA: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E FORMAS DE ENFRENTAMENTO

Kleber Antônio Lourenço de Souza Santos, Daniel Oliveira Silva Rodrigues

Resumo


Este trabalho analisa a percepção de professores a respeito da discriminação racial no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfica, em que se discutiu as definições de racismo e discriminação racial. Esse artigo objetiva compreender a discriminação étnico-racial, analisando-se a percepção de professores sobre o racismo na escola, além de apontar práticas pedagógicas que possam se mostrar eficientes para que os alunos se relacionem sem que se excluam entre si. Para coleta de dados, foi feita entrevista estruturada com professores do ensino fundamental e médio de uma escola pública situada em um dos municípios do estado de Goiás. A maioria dos entrevistados confirma ter presenciado atos de discriminação entre estudantes, mas os professores se mostram despreparados para lidar com a situação. Constata-se, portanto, a importância de uma política constante e efetiva de formação docente de educação para a diversidade, que trate do enfrentamento a todas as formas de discriminação.


Palavras-chave


Discriminação racial. Educação. Diferenças sociais.

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