CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO TEXTUAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Vânia Ramos Rodrigues

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo principal realizar uma análise do eixo de ensino Produção de textos escritos, em dois livros didáticos de português, da primeira fase do ensino fundamental. É resultado de estudo científico de pós-graduação em educação já finalizado, tendo como abordagem metodológica pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados apresentaram pontos convergentes quanto distintos em relação à produção textual. Os pontos convergem no sentido em que ambos os materiais, em suas situações de gêneros textuais, favorecem aos alunos a produção de textos escritos; se distinguem, quando um dos exemplares carece de reflexão sobre a forma composicional do gênero a ser produzido. Concluímos que, apesar dos resultados, os materiais analisados oferecem boas possibilidades de trabalho com a produção textual na escola, capacitando ao professor, com base nas propostas no ensino da língua materna, falhas, acertos e necessidades do material, condições de realizar um bom trabalho na escola.


Palavras-chave


Livro didático. Língua portuguesa. Produção textual.

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