SIMULADO ENADE: A NECESSIDADE DE MUDANÇA METODOLÓGICA DO PROFESSOR

Milton Batista Ferreira Junior, Vinícius Moraes Carvalho

Resumo


O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) tem sido um instrumento utilizado Ministério da Educação e Cultura (MEC) para aprovação ou reprovação de cursos superiores no Brasil. Porém esse instrumento é visto acriticamente no meio acadêmico apenas como uma ferramenta de punição. Em contrapartida a essência do exame vai além, é ele que avalia a qualidade dos cursos e a formação dos futuros profissionais que atuarão no mercado de trabalho. Buscando atender as exigências e desenvolver as habilidades preconizadas na legislação foi proposto aos cursos de engenharias da Universidade de Rio Verde a partir do primeiro semestre de 2016 um trabalho de conscientização dos docentes e discentes em relação ao ENADE, cabendo aos docentes desenvolver estratégias de ensino que favoreça a formação integral do discente bem como a elaboração de questões para compor um Simulado. A presente pesquisa se destina em avaliar a percepção dos estudantes em relação ao Simulado visto que os dados poderão subsidiar e orientar os trabalhos pedagógicos nos semestres seguintes. A metodologia empregada na análise de dados foi qualitativa, pois a interpretação segue um método indutivo. Os resultados apontam para a necessidade de mudança metodológica dos professores das engenharias.


Palavras-chave


ENADE. Engenharias. Mudança metodológica

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