SOFTWARE “CERRADO – DEGRADAÇÃO X PRESERVAÇÃO”: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM SOFTWARE EDUCATIVO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Stephany Siqueira Barbosa Nascimento, Eliakim Oliveira Küster, Eduardo dos Santos Silva, Jorge Lima Loiola

Resumo


A inserção das tecnologias da comunicação e informação (TIC) no ensino de Ciências surge diante da necessidade de tornar a educação mais próxima da realidade dos alunos. Além disso, são recursos que permitem a aprendizagem em todos os cenários. Partindo desse pressuposto, se faz necessário desenvolver recursos que servirão como auxílio para os professores em suas práticas pedagógicas. O presente texto apresenta um relato de experiência referente à elaboração, desenvolvimento, aplicação e avaliação de um software educativo denominado “Cerrado – degradação X preservação” no ensino da temática meio ambiente. Para a construção do software foi utilizado um programa em Java por meio do NetBens IDE 8.0.2. A aplicação do software foi realizada com uma turma de 7º ano da Escola Estadual São Miguel do município de Pontal do Araguaia-MT, onde os alunos e o professor responderam um questionário para avaliar a qualidade do software e possibilidade de que este seja utilizado como recurso pedagógico. O resultado das avaliações permitiu constatar que o software pode ser inserido nas atividades educacionais.


Palavras-chave


software; ensino de ciências; TIC.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.