METODOLOGIAS ATIVAS

Rosemara Lopes

Resumo


O termo “metodologias ativas” é comum nos dias atuais, mas pouca clareza têm a respeito alunos de cursos de licenciatura e professores em exercício em instituições de ensino. Tendo essa realidade em vista, propomos esse minicurso, no qual pretendemos explicar o que é uma metodologia ativa, que formas assume de 1930 aos dias atuais, qual seu principal fundamento teórico (origem) e que críticas pesam sobre as mesmas, incluindo Problem Based Learning (PBL). Ao ofertá-lo, temos por objetivos: esclarecer em que consistem metodologias ativas; apresentar elementos que permitam identifica-las; apresentar teorias que as fundamentem; exemplificá-las com experiências concretas e da literatura educacional;  problematizá-las. Adotamos como metodologia exposição e discussão de conteúdo relativo ao tema, com uso de recursos audiovisuais e material impresso.    

Palavras-chave


metodologias ativas; educação básica; ensino superior

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.