A DEFICIÊNCIA FÍSICA: ABORDAGENS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Kathynne Carvalho Freitas Ferri, Eliakim Oliveira Küster, Stephany Siqueira Barbosa Nascimento

Resumo


O presente trabalho pretende abordar, debater e auxiliar o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o Ensino de Ciências, por meio de um minicurso que envolve a educação inclusiva para alunos com deficiência física. Pretendendo suscitar análises e reflexões diante da temática de inclusão, na qual a mesma precisa ser repensada e reestruturada, levando em consideração conceitos e princípios defendidos nos documentos nacionais, a fim de favorecer um ensino inclusivo com qualidade e sem negligência pontuando aspectos que devam existir na relação com esses alunos. O minicurso consiste em apresentar diversas adaptações de atividades, que possibilitam o atendimento e a inclusão de alunos com deficiência física, como: experimentos, jogos, softwares e simuladores. Por fim, percebe-se por meio de relatos dos participantes, que as práticas exercidas no minicurso possuem papel fundamental na inclusão de alunos com deficiência, contribuindo e auxiliando no processo educacional e social dos mesmos.


Palavras-chave


Inclusão; Práticas pedagógicas; Ensino de Ciências

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