USO DE VÍDEOS COMO ATIVIDADE EXPERIMENTAL DEMONSTRATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA

Carlos Cézar da Silva, Anna Gabriella da Silva Oliveira

Resumo


A Química, por ser uma ciência abstrata, é abordada, na maioria das escolas, de maneira bastante complexa e desvinculada do contexto social dos alunos e esses, consequentemente, demonstram dificuldades na sua aprendizagem. Nesse contexto, se faz necessário que o professor busque novos métodos de ensino que possibilitem aos alunos criarem seus próprios conceitos, descobrirem novos meios para se chegar a um resultado e aprender de forma dinâmica. O uso de vídeos com experimentos demonstrativos investigativos foi uma ferramenta motivadora para o Ensino de Química. Com base em momentos pedagógicos, verificou-se a contribuição da utilização de vídeos com experimentos demonstrativos investigativos para a aprendizagem de alguns conceitos relacionados com a solubilidade dos gases e cinética química. O trabalho consistiu na aplicação de uma estratégia didática em uma sala de aula composta por aproximadamente vinte e cinco alunos do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Serafim de Carvalho de Jataí – Goiás. A coleta de dados ocorreu em três etapas: questionário prévio, questionário pós-vídeo e questionário final. A interpretação das respostas dos questionários foi realizada por meio da Análise de Conteúdo. As análises indicaram que a sequência didática possibilitou o aluno a construir seu próprio conhecimento pela intervenção do professor que problematizou o tema, organizou e aplicou os conteúdos pré-estabelecidos. Esse material didático possui grande potencial para promover uma prática investigativa. 


Palavras-chave


Ensino de Química, Atividades Experimentais, Vídeos

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.