O JOGO DE TABULEIRO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO: UMA CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA

Kathynne Carvalho Freitas Ferri, Lívia Maria Araújo Soares

Resumo


O presente trabalho apresenta uma proposta de contextualização no ensino de química, utilizando como recurso didático um jogo de tabuleiro que aborda o conteúdo de óxidos. Como sabemos, a disciplina de química é apresentado pelos alunos como sendo abstrata e complexa, dificultando deste modo na compreensão, na interação e na construção do conhecimento científico. Com isso, o uso dos jogos vem para contribuir com o ensino e com o professor, pois permite aos alunos desenvolverem o raciocínio para formular as respostas, estimulando-os na construção do conhecimento e também auxilia nas interações aluno-professor e aluno-aluno, colaborando para a formação social do aluno. O seguinte trabalho tem como objetivo favorecer o ensino aprendizagem e apontar a importância de se utilizar os jogos no ensino de química, relacionando o cotidiano do aluno com os problemas ambientes decorrentes dos óxidos. Finalmente, com os resultados da aplicação do jogo, foram observados aspectos como: motivação, interação social e o interesse dos alunos em responder as questões. Assim, o intuito da atividade é auxiliar aos educandos a relacionarem, a entenderem e a associarem os conteúdos químicos com os problemas ambientais habituais. 


Palavras-chave


Ensino de química; Jogos; Contextualização.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.