O ENSINO DE QUÍMICA NO CURSO DE SECRETARIADO NA MODALIDADE EJA DO IFG CÂMPUS JATAÍ: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS CONTEXTUALIZADAS

Carlos Cézar da Silva, Haílton Ferreira Pereira

Resumo


Estudos apontam que o ensino contextualizado através de atividades experimentais relacionadas com o cotidiano dos aprendizes tem provocado um maior interesse em participar dos conteúdos programados. Esta pesquisa foi realizada no sentido de contribuir para o ensino de química com o objetivo geral de propor um material didático que leve em consideração as atividades experimentais contextualizadas com o tema oxirredução. Uma pesquisa sobre o ensino de química na EJA, indicou que grande parte dos professores tratam esse ensino sem contextualizar o cotidiano dos aprendizes e não realizando atividades práticas. A segunda parte consistiu na elaboração de uma sequência didática, com o fim de promover a aprendizagem abordando o eixo temático “corrosão”. Uma avaliação qualitativa mostrou que os alunos estavam mais participativos e interessados em estudar química. A resposta aos questionários demonstrou que conseguiram entender os conteúdos propostos conseguindo relacioná-los com situações reais. 


Palavras-chave


Ensino de Química, EJA/PROEJA, Experimentação, Sequência Didática

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