O USO DA REALIDADE AUMENTADA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ESTUDO DO SISTEMA SOLAR

Paulo Henrique de Souza, Renato Oliveira Abreu

Resumo


O uso da simulação computacional de fenômenos físicos, combinado à atividade em grupo pode tornar mais eficiente o processo de aprendizagem dos alunos. Porém, as escolas de um modo geral, enfrentam problemas como salas improvisadas e a falta de laboratório de ensino de física. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a elaboração de uma sequência de ensino do conteúdo de astronomia, em uma turma de ensino médio, baseada no uso de recursos tecnológicos e atividades em grupo, visando uma maior integração do aluno no processo de ensino aprendizagem e valorizando o trabalho em grupo. Utilizamos na sequência de ensino um objeto digital educacional, desenvolvido pelo próprio pesquisador, o qual apresenta a tecnologia de Realidade Aumentada, integrada com diferentes recursos didáticos. Notou-se um satisfatório envolvimento dos alunos nas atividades e curiosidade em aprender mais sobre o conteúdo estudado, além da habilidade em lidar com o computador. Percebemos que o uso de softwares juntamente com vídeos e atividades em grupo nas aulas de física teve uma ótima aceitação por parte dos alunos e promoveram a interação dos mesmos entre si e com o professor.

Palavras-chave


Realidade Aumentada, TIC, Ensino de Astronomia

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.