ENSINO DE GEOMETRIA APOIADO POR TIC: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA BASEADA NA COLETIVIDADE E SIGNIFICAÇÃO DOS CONCEITOS UTILIZANDO GEOGEBRA

Thayza Cabral Ferreira, Leizer Moraes Fernandes

Resumo


O presente texto traz o relato de um projeto que esta sendo desenvolvido pelo curso de pós – graduação do Instituto Federal de Goiás, Campus Jataí, – entre os alunos de uma turma do Ensino Fundamental II em um colégio estadual na cidade de Jataí-GO. Este trabalho busca alternativas para se trabalhar de maneira diversificada com a matemática, pois tem por objetivo analisar a produtividade de uma metodologia de ensino que estimule a coletividade e a significação dos conceitos matemáticos – especialmente de Geometria. Para tanto, utilizar-se-á o software Geogebra como recurso didático para o ensino dos conteúdos abordados, e, ainda, proporcionar aos alunos a possibilidade de aprender Geometria de forma interativa, tornando-os construtores do próprio conhecimento por meio da coletividade. Confiamos que o uso do recurso computacional possibilite explorar os conceitos Geométricos de forma menos tradicional, contribuindo para a desmistificação que está posta sobre os conceitos matemáticos.       

 

Palavras-chave: Geometria; software Geogebra; Metodologia.


Palavras-chave


Geometria; software Geogebra; Metodologia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.