MEDIÇÃO DE ÂNGULO COM O USO DO MULTIPLANO: UMA ATIVIDADE PARA ALÉM DA COMPREENSÃO DO CONCEITO DE GRAU.

Fabiana Leal Nascimento, Benjamim Cardoso da Silva Neto, Elita Assis de Lima, Jorge Lim loiola, Kenia Reis de Souza

Resumo


O presente minicurso tem por objetivo apresentar uma metodologia para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de ângulos formados por retas paralelas e trnsversais, e ângulos e posições entre retas, desenvolvida a partir do uso do multiplano para alunos cegos e de baixa visão do Ensino Fundamental e Médio, a fim de que os mesmos possam compreender a medição de um ângulo como um posicionar-se em relação à uma direção a ser seguida dentro do universo. Ao considerarmos que a educação é desenvolvidanuma cultura de videntes, verificamos que, o ensino de geometria plan não tem contemplado as especificidades desses educandos. Diante disso, sugerimos a realização de tividades táteis com o multiplano para reconhecimento e aplicação de conceitos e cálculos relacionados a ângulos e  retas. Espera-se que essa metodologia contribua para a melhora do processo de ensino e aprendizagem de geometria plana para pessoas com deficiência visual.

Palavras-chave


ângulo; multiplano; pessoas com deficiência visual

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.