MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS PELA CRIANÇA DO MATERNAL

Claudia Silva Rosa, Rosemara Perpetua Lopes

Resumo


Apresentamos resultados de um projeto desenvolvido em 2014, na disciplina Estágio em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental II, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, sobre percepção matemática. A escolha desse tema surgiu porque, ao longo do primeiro semestre, percebemos que a matemática não era trabalhada com as crianças do maternal de uma escola municipal de Jataí, Estado de Goiás. A questão que nos propusemos a responder foi: que tratamento pode ser dado à matemática no maternal? O projeto foi desenvolvido segundo a abordagem sóciocultural, que propõe relacionar os conteúdos da sala de aula com a realidade do aluno fora dela, com o objetivo de contribuir para que a criança construísse noções sobre a matemática e uma relação não conflituosa com a mesma. Chegamos à conclusão que esse objetivo não foi atingido plenamente, porque as crianças aparentaram não terem compreendido os conteúdos abordados.  

Palavras-chave


Aprendizagem

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.