AS CONTRIBUIÇÕES DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Vânia Horner de Almeida, Adelino Cândido Pimenta

Resumo


Este trabalho é um recorte da pesquisa de Mestrado em Educação para Ciências e Matemática, é norteado pela seguinte questão “Qual é a contribuição das Tendências em Educação Matemática na formação inicial de professores de Matemática”. Desse modo, elencamos as seguintes Tendências em Educação Matemática a serem pesquisadas: Modelagem Matemática, Etnomatemática, Resolução de Problemas, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Jogos e Materiais Manipulativos, História da Matemática e Investigação Matemática. Tem como objetivo verificar as contribuições das Tendências da Educação Matemática nos cursos de licenciatura em Matemática ofertado nos últimos 10 anos, pelo Projeto Parceladas da Universidade Estadual de Mato Grosso – UNEMAT. Nesse sentido, analisamos documentos dos cursos de graduação ofertados em no período de 2003 a 2013. Os documentos selecionados foram: as ementas do projeto político pedagógico; relatório de autorização e processo de reconhecimento dos cursos; os planos de aula dos professores que ministraram aulas nas disciplinas de Educação Matemática e as monografias produzidas pelos egressos dos cursos. Os resultados encontrados possibilitaram identificar que as Tendências Metodológicas em Educação Matemática estão presentes na formação de professores do Programa Parcelada, além de contribuir com a formação dos licenciandos na construção do conhecimento das diferentes metodologias de ensino de Matemática.


Palavras-chave


Tendências; Matemática; Formação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.