UM OLHAR SOBRE A TRAJETÓRIA POLÍTICA DO LIVRO DIDÁTICO NO BRASIL

Suzanna Neves Ferreira, Halline Mariana Santos Silva

Resumo


Nesta pesquisa realizamos análise da trajetória histórica e política do livro didático, bem como os programas para o livro didático no Brasil. O objetivo é analisar as políticas criadas para o livro didático. Optamos por desenvolver uma pesquisa com abordagem qualitativa e levantamento bibliográfico. O caminho percorrido se baseou em levantamento bibliográfico dos livros escritos por Bittencourt (1996), Soares (1996) e Filgueiras (2011); entre outros autores. Ao analisarmos os programas criados para o livro didático no Brasil, compomos o seguinte escopo: destacamos as transformações ao longo do tempo; as influências que cada momento histórico impactou as transformações dos programas oficiais, direcionando o livro didático; desvelando que a função do livro didático estivesse compatível com demandas econômicas, políticas e sociais, no limite, servido para um determinado direcionamento do currículo.  

Palavras-chave


Livro didático; Políticas; PNDL.

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