ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DESTINADO AO ALUNO SURDO: LEGISLAÇÃO, LINGUAGEM E SUGESTÕES METODOLÓGICAS

Janaína Aparecida Silva Bassani, Flomar Ambrosina Oliveira Chagas, Kelly Cristine Ferreira Prado Duarte, Layanne Barbosa Pazzinatto, Viviane Ferreira Furtado

Resumo


Este minicurso objetiva discutir brevemente a problemática do ensino-aprendizagem do aluno surdo, especialmente no que tange ao trabalho com a linguagem no ensino de Ciências, além de oferecer algumas sugestões metodológicas nessa seara. Para tanto, será apresentada e brevemente discutida a Lei Nº 13.146/2015; em seguida serão relatadas algumas experiências exitosas nesse âmbito; seguidas de algumas sugestões metodológicas. Este estudo se fundamenta, além do aparato legal, em Cachapuz (2005) e Ramos (2013). Destina-se aos professores da educação básica, especialmente àqueles que atuam ou atuarão como professores de alunos surdos, já que a legislação em vigor garante a inclusão deles no ensino básico. O presente trabalho pretende colaborar para que essa inclusão seja mais efetiva, de modo que as especificidades do aluno surdo no que tange à linguagem e ao ensino-aprendizagem de ciências possam ser consideradas.


Palavras-chave


ensino de ciências; linguagem; sugestões metodológicas

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