TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA SALA DE AULA: PRODUÇÃO DE VÍDEOS POR MEIO DE SMARTPHONES COMO UMA POSSIBILIDADE VIÁVEL PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM

Rodrigo Claudino Diogo, Valéria A. Ribeiro de Lima, Vanusa Maria de Paula, Rosymeire Evangelista Dias

Resumo


Tendo em vista a possibilidade de criação de vídeos por meio de smartphones, as potencialidades do uso de vídeos como recursos educacionais e a busca por inovações na atividade de ensino e aprendizagem, o minicurso tem como objetivo apresentar e analisar uma proposta didático-pedagógica inovadora para o trabalho com vídeos e smartphones no ensino de Ciências Naturais e de Matemática. A metodologia de trabalho alternará momentos de exposições dialogadas, debates e uma experiência de criação de vídeos pelos participantes. O minicurso se destina aos professores e futuros professores das áreas de Ciências Naturais e de Matemática, que atuem na segunda etapa do ensino fundamental, no ensino médio ou no ensino superior. Espera-se que os participantes adquiram os conhecimentos necessários para que passem a utilizar a proposta didático-pedagógica apresentada, como uma estratégia inovadora em suas aulas na educação básica ou superior, de forma a contribuir com a aprendizagem de seus alunos.

Palavras-chave


ensino e aprendizagem; tecnologias da informação e comunicação; vídeos

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.