SABERES DOCENTES NAS PESQUISAS EM DIDÁTICA: UM ESTUDO NOS ANAIS DA ANPED ENTRE 2002-2013

Nayenne Helsan Santos, Camila Alberto Vicente de Oliveira

Resumo


O presente texto tem por objetivo apresentar o que as pesquisas em didáticas tem valorizado no que tange temáticas e objetos de estudo, tendo como referência os trabalhos publicados nos Anais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED). Para que seja possível realizar essa investigação, apropriar-nos-emos do Estado da Arte como ferramenta metodológica. Nesse sentido, a pesquisa analisará as pesquisas que versam sobre o tema saberes docentes publicadas no Grupo de Trabalho 4 nos referidos Anais, tendo como enfoque as divergências e convergências entre os autores, os principais pressupostos teóricos que norteiam essas pesquisas no período compreendido entre 2002 a 2013. A pesquisa encontra-se em andamento, mas espera que será possível analisar as lacunas existentes nos temas de pesquisas, identificar fatores significativos e inovadores nas teorias e nas práticas pedagógicas, visto que o Estado da Arte atua como uma ferramenta importante para o conhecimento das condições de uma determinada área de estudos e pesquisas.


Palavras-chave


Saberes Docentes - Estado da Arte – ANPED

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.