EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO EM JATAÍ-GO: METODOLOGIA UTILIZADA PELOS PROFESSORES

Ketully Vieira Lima, Renata Machado de Assis

Resumo


Este estudo tem como objetivo investigar quais são as metodologias utilizadas pelos professores nas aulas de Educação Física na rede estadual de ensino de Jataí - GO. A pesquisa foi realizada com professores visando entender como a Educação Física escolar é trabalhada na rede pública de ensino e quais são as causas que levam o professor a adotar certas metodologias no decorrer do ano letivo. Os sujeitos foram oito professores desta área que atuam na rede de ensino público estadual. Além das metodologias utilizadas nas aulas, foram verificadas quais são as propostas curriculares e como ocorre o planejamento. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário. A partir dos resultados analisados, três categorias surgiram: planejamento e execução das aulas de Educação Física no ensino médio; conteúdos das aulas de Educação Física do ensino médio; e o processo de ensino-aprendizagem e avaliação no ensino médio. Foi possível constatar que, devido à referencia da concepção crítico-superadora na matriz curricular escolar do estado, a maioria dos professores não a utiliza como deveria. As metodologias adotadas pelos professores são determinadas somente por eles. Nessa fase de ensino é escasso o número de alunos que participam das aulas e o conteúdo predominante é o desporto.


Palavras-chave


Educação física escolar, ensino médio e metodologias

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.