EDUCAÇÃO FÍSICA EM BERÇÁRIOS: A PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS

Ana Flávia Oliveira de Souza, Renata Machado de Assis

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a prática docente dos professores de Educação Física nos berçários, no que se refere à preparação das aulas e à formação desses docentes para o trabalho com crianças de zero a três anos de idade. A metodologia constituiu-se de pesquisa documental e aplicação de questionário com questões objetivas e subjetivas, a todos os professores de Educação Física que trabalham em berçários dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e Centros de Educação Infantil (CEI), e aos coordenadores das respectivas instituições. Constatamos que as professoras de Educação Física se sentem preparadas para trabalhar com as crianças de berçários, porém apontam algumas dificuldades, como pouco tempo para as aulas, número elevado de crianças por turma, e falta de referencial teórico.para subsidiar sua prática. As coordenadoras não se mostram comprometidas em auxiliar as professoras no planejamento de suas aulas e não buscam, de forma sistemática, acompanhar o cumprimento do planejamento, pois apenas verificam se a professora planeja suas aulas de acordo com as orientações da matriz curricular. As professoras investigadas dizem que o processo de formação inicial contribuiu para sua prática em berçários, porém, este foi falho no quesito de vivência prática, durante a formação acadêmica. 

 

Palavras-chave: Educação Física; educação infantil; berçário.


Palavras-chave


Educação Física; educação infantil; berçário.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.