O DESEMPENHO DOS ALUNOS DOS 1ª ANOS DOS CURSOS TÉCNICOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA FEDERAL DE GOIÁS NOS ANOS DE 2013 E 2014.

Alex Santos Bandeira Barra, Reginaldo de Fátima Gomes Pacheco

Resumo


O presente trabalho analisou o desempenho acadêmico dos alunos do IFG Campus Inhumas ingressantes no Ensino Técnico nos anos de 2013 e 2014 dos cursos de Química e Informática. A pesquisa analisou o rendimento dos alunos nos seguintes critérios: 1. Discrepância das notas entre as disciplinas; 2. Comparação entre as notas de representantes e calouros; 3. Comparação entre o nível de rendimento das duas turmas pesquisadas. Foram analisadas as notas dos alunos nos quatro bimestres dos referidos anos. Esta pesquisa nos ajudou a compreender diferentes aspectos da avaliação e gestão escolar, tais como: 1. Os repetentes têm índice de reprovação extremamente elevado, reforçando o maior contingente de evasão escolar da Instituição; 2. Disciplinas que “popularmente” são conhecidas como “fáceis” tiveram índice de reprovação igual as que “tradicionalmente” são conhecidas como difíceis; 3. O processo de recuperação de notas ainda é uma realidade distante na Instituição avaliada.


Palavras-chave


1. Rendimento Acadêmico; 2. Avaliação Educacional

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.