A INSERÇÃO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Viviane Ferreira Furtado, Flomar Ambrosina Oliveira Chagas, Janaína Aparecida Silva Bassani, Kelly Cristine Ferreira Prado Duarte

Resumo


Sabe-se que definir “o quê” é necessário estumnb dar numa escola não é tarefa simples, especialmente no sentido de efetivamente colaborar com a formação integral do educando, na perspectiva de educação para o longo de toda a vida. Diante disso, este trabalho se apresenta com o intento de melhor compreender a possibilidade de inserção do Texto de Divulgação Científica no currículo do Ensino Médio, por meio de uma revisão bibliográfica que busca investigar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para atingir o objetivo proposto. Diversos autores embasam este estudo, dentre eles Fourez e Cachapuz, no tocante ao ensino de ciência; Bakhtin e Marcuschi, no que tange ao gênero textual; Peixoto, Cysneiros e Pretto no que concerne ao uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados indicam que com o auxílio da Internet o professor pode oferecer ao estudante maior autonomia na construção da aprendizagem, mas as atuais condições de trabalho nas escolas públicas requerem dos profissionais da educação um desdobramento muito maior na busca por reflexão crítica dos objetivos e das potencialidades da clientela escolar.

Palavras-chave


Gênero Textual; Tecnologia; Formação de Professores.

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