A CONCEPÇÃO DE SAÚDE/DOENÇA NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Helielbia Alves Lucas, Márcia Santos Anjo Reis

Resumo


O tema da pesquisa é saúde/doença no livro didático de Ciências. Adotou-se a expressão saúde/doença, entendendo saúde como o estado de normalidade do organismo durante um determinado período de tempo e doença como um distúrbio no funcionamento do organismo que pode ocorrer devido a fatores genéticos, biológicos e externos. O objetivo da pesquisa em andamento é analisar como o tema saúde é abordado na coleção didática de ciências das séries iniciais do Ensino Fundamental adotada na rede municipal de Jataí-GO, intitulada “Porta Aberta”. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e documental. Na pesquisa bibliográfica identificou-se seis concepções de saúde/doença existentes: a visão mágica religiosa, a holística, a empírico-racional (hipocrático), a biomédica, a sistêmica e a histórico natural das doenças (modelo processual). Até o presente momento da análise, constatou-se que os livros abordam o tema seguindo o modelo processual, conscientizando sobre a importância dos cuidados para uma maior qualidade de vida.

Palavras-chave


saúde/doença; livro didático; concepções de saúde

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.