O TRABALHO DA GEOMETRIA: UMA POSSÍVEL APROXIMAÇÃO COM A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA PERSPECTIVA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL.

Natália Cristina Souza Pereira, Benjamim Cardoso da Silva Neto, Douglas Pereira Azevedo, Núbia Patiele Assis Carvalho

Resumo


Este minicurso propõe a seus participantes realizar uma reflexão partindo do uso da História da Matemática e da teoria do Ensino Desenvolvimental como recursos didáticos nas aulas de Matemática, com o principal objetivo de mostrar o relevante papel que estas temáticas oferecem na prática educacional existente no campo da educação Matemática. Busca-se, ainda, compreender a teoria do Ensino Desenvolvimental partindo das atividades que serão propostas, a fim de refletir sobre as possibilidades do desenvolvimento e construção do conhecimento matemático. Desta forma, espera-se contribuir com os docentes de Matemática, por meio de novas ações metodológicas que possam enriquecer a sua prática pedagógica.

Palavras-chave


Geometria; História da Matemática; Ensino Desenvolvimental.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.