JUSTIFICATIVAS PARA A APRENDIZAGEM DE FÍSICA E SUA IMPORTÂNCIA NO CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO

Alessandro Cota da Silva, Frederico Augusto Toti

Resumo


A partir da Teoria da Atividade Histórico-Cultural apresentamos uma análise crítico-dialética das motivações e metas para a educação científica amplamente discutidas e mencionadas na literatura do Ensino de Ciências (EC). Trata-se de uma revisão da literatura da área que contribui na construção da categoria de Significação Objetiva da Teoria da Atividade, que pode ser entendida como um levantamento histórico das finalidades e justificativas do EC em nível escolar. Historicamente tem-se dado importância ao EC pela sua natureza Humanista, Social, Econômica e Política, por proporcionar meios de situar os sujeitos em um universo técnico-científico, utilizar as ciências para decodificar seu mundo, melhorar as condições gerais de vida, além de garantir a participação dos cidadãos na produção de riquezas. Contribuir com os cidadãos para que possam atuar de forma crítica nas tomadas de decisões e debater sobre assuntos de relevância social que envolvam a ciência e tecnologia, também é uma meta frequentemente mencionada. Os resultados poderão contribuir na formação de professores, com vista a prepará-los para justificar e contribuir com objetivos fundamentais do Ensino de Ciências.

Palavras-chave


significação objetiva/sentido pessoal; teoria da atividade; ensino de ciências

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.