ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS): IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A LUZ DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL

Douglas Pereira Azevedo, Luciene Lima de Assis Pires, Natália Cristina Souza Pereira

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar e relacionar Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no processo de ensino-aprendizagem de Matemática sob a ótica da Teoria do Ensino Desenvolvimental do psicólogo russo Vasili V. Davydov, utilizando como recurso potencializador de aprendizagem o software Geogebra. Assim, aborda-se elementos importantes para a compreensão da Teoria do Ensino Desenvolvimental, bem como suas implicações no âmbito educacional. Neste sentido, se faz necessário relacionar a tríade ciência (conhecimento científico), tecnologia (inovações) e sociedade (educação). Os estudos sobre CTS apresentam-se como uma análise crítica e interdisciplinar da Ciência e da Tecnologia num âmbito social, com o objetivo de compreender os aspectos gerais do processo científico-tecnológico.

Palavras-chave


Educação Matemática; Ensino Desenvolvimental; CTS.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.