FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: SABERES E COMPETÊNCIAS

Paula Eliane Costa ROCHA, Erica Ferreira Melo

Resumo


A formação de professores tem sido objeto de extenso debate, no qual se observam controvérsias teóricas, ambiguidades normativas. Diante desse cenário consideramos relevante refletirmos sobre os saberes e habilidades exigidas pela sociedade do docente. Assim a proposta tem como objetivo geral analisar a formação docente como possibilidade de profissionalização. Para tanto é preciso: conhecer os saberes e competências como elementos da profissionalização e do reconhecimento social; identificar as especificidades de saberes dos profissionais que atuam na Educação Básica; reconhecer a reflexão como elemento importante para o desenvolvimento pessoal e profissional docente dentro dos contextos da prática e da formação. Existem vários discursos os quais vinculam a formação como necessidade para uma profissionalização, mas esta como vem advindo está relegada a atender somente a uma exigência de uma sociedade voltada para o capital. A questão da formação dos professores continua sendo um grande desafio para as políticas governamentais, as instituições formadoras e também para seus professores.

Palavras-chave


Formação docente; competências; habilidades.

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