UM PANORAMA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO ESTADO DE GOIÁS

Lydianne Gomes de Assis Ferreira Vilela

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo principal fazer uma análise das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em matemática do Estado de Goiás, verificando se há ou não a presença de disciplinas voltadas a Educação Especial. Inicialmente far-se-á um breve histórico das políticas públicas de Educação Especial que influenciaram a configuração do atual cenário educacional. Realizar-se-á também, um levantamento dos cursos de licenciatura em Educação Especial a nível nacional e de pós-graduação stricto sensu, concluindo que ainda há poucos e quase a totalidade concentrados na região sul. Após a análise das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em matemática do Estado de Goiás, objeto de estudo, chega-se a conclusão de que três cursos presenciais ainda não possuem nenhuma disciplina voltada a educação especial, prevista em suas matrizes, bem como, que a maioria dos cursos oferece apenas a disciplina de Libras como matéria obrigatória. Entre os cursos a distância, todos oferecem a disciplina de Libras e quase a metade ofertam mais uma disciplina voltada à Educação Especial. 

Palavras-chave


Educação Especial; Matriz Curricular; Licenciatura em Matemática

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