O USO DE JOGOS E ATIVIDADES PRÁTICAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA E MOTIVADORA NO ENSINO DE QUÍMICA

Joel Silva Brito, Carlos Cezar da Silva

Resumo


O ensino de química vem debatendo a necessidade de criação de métodos pedagógicos mais atraentes para os alunos, especialmente com relação ao ensino da Química, baseando-se na premissa de que alguns objetivos e métodos estão ultrapassados. É necessário identificar quais as necessidades atuais para o ensino dessa disciplina, buscandouma adequação entre os métodos de ensino, e a disponibilidade de espaço físico e de recursos materiais na escola. A proposta deste minicurso é refletir sobre a utilização de jogos e atividades práticas no ensino de química, bem como, apresentar uma coletânea de atividades lúdicas, propondo o desenvolvimento de outras, dentro do contexto e realidade educacionaldas escolas de Jataí e região, utilizando para isso, materiais alternativos, presentes no dia-a-dia dos alunos ou que compõem o kit laboratório da escola. Mostrando o lúdico como recurso pedagógico e técnica facilitadora e motivadora no processo ensino-aprendizagem da química no ensino fundamental e médio.

Palavras-chave


ensino de química, lúdico, motivação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.