A TRANSPOSIÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA PARA A LINGUAGEM NATURAL NAS REDES SOCIAIS: CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NO PROEJA

Leizer Fernandes Moraes, Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais

Resumo


Esta pesquisa, de natureza qualitativa, busca compreender a produtividade da transposição da linguagem matemática para a linguagem cotidiana em uma turma de Proeja do IFG – Câmpus Jataí. Além de entrevistas estruturadas e questionários, aplicados aos alunos e professores, a coleta de dados prevê o desenvolvimento de uma sequência didática (SD) em aulas de matemática, para verificar se a abordagem de conteúdos matemáticos que circulam em textos das redes sociais contribui para a apropriação desses conteúdos pelos alunos. O referencial teórico deste estudo se constitui a partir de uma interface entre teorias educacionais, linguísticas e sociológicas, sobre a pós-modernidade e as redes sociais, aplicadas à educação. Como resultados, acredita-se que a pesquisa trará uma contribuição sobre a produtividade do uso das redes sociais como ferramenta no ensino da matemática, uma vez que o ciberespaço possibilita a transposição da linguagem matemática para a linguagem cotidiana, podendo vir a favorecer a aprendizagem desta disciplina.

Palavras-chave


Linguagem matemática; Linguagem cotidiana; Redes sociais; Sequência didática

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.