ENSINANDO EFEITO FOTOELÉTRICO DE FORMA CONTEXTUALIZADA E PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Milton Batista Ferreira Junior, Estefânio Franco Maciel, Luciana Cândido e Silva, Sandro Stanley Soares, Marta João Francisco Souza

Resumo


Muito se debate sobre a inserção ou não de Física Moderna no Ensino Médio. De um lado os documentos legais da educação que prevêem a possibilidade e de outro lado professores desprovidos de conhecimento teórico/metodológico, mais metodológico do que teórico, para efetivar o ensino de tópicos de Física Moderna na educação básica. Acreditamos que é possível mudar essa realidade com o desenvolvimento de propostas metodológicas passíveis à realidade da educação pública, com a utilização de experimentos de baixo custo valorizando aspectos históricos e filosóficos, dando um enfoque CTS, e mostrando a aplicabilidade cotidiana dos conceitos e tópicos de Física Moderna a serem estudados. 

Palavras-chave


Física Moderna; Ensino Médio; Proposta metodológica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.