O ESTÁGIO NO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO

Naysa Crystine Nogueira Oliveira, Silmara Epifânia de Castro Carvalho

Resumo


Este trabalho pretende descrever as contribuições, que um Laboratório de Educação Matemática (LEMAT) traz para a formação acadêmica de um graduando, e de como o estágio neste local faz com que os licenciandos se apropriem de um conhecimento significativo. Temos que o estágio em um laboratório de educação pode ser visto como um ambiente que oportuniza a utilização de métodos e recursos de ensino diferenciado, visto que o mesmo oferece a participação em projetos e atividade voltados para educação envolvendo a comunidade docente e discente.

O laboratório proporciona ao estagiário uma aprendizagem que envolve: recursos pedagógicos, jogos matemáticos, mídias, participação em eventos, projetos de cunho social e estudo sobre autores da educação matemática. Pensado no ensino, na pesquisa temos que o LEMAT como coloca Varizo (2011, p.40) “incorpora com segurança o caminho da pesquisa educacional  no fazer pedagógico do professor, integrando o seu saber/saber fazer/saber viver junto e saber ser.”

Estagiar em um LEMAT oferece ao futuro professor a chance de apreender técnicas de ensino que fará com que a sua prática docente seja diferenciada e que sua ação pedagógica seja reflexiva.

 


Palavras-chave


Laboratório de Educação Matemática, Estágio, Formação de professores

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.