AS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA MATEMÁTICA APRENDIDA NA ESCOLA E SUA APLICAÇÃO NO DIA A DIA E A LUDICIDADE

Milena Duarte Barbosa, Ana Maria Libório Oliveira

Resumo


Este artigo tem como objetivo em fazer uma reflexão quanto ao resultado de um projeto de intervenção realizado com trinta e um alunos do 6o ano “D” do ensino fundamental da Escola Raimundo da Silva Carvalho no município de Tabatinga no Amazonas. As reflexões aqui apresentadas originaram-se da interação entre pesquisador e pesquisados nos meses de março/abril/maio de 2010. Sendo desenvolvido em três etapas: na primeira etapa mostra os antecedentes teóricos que abordam o ensino da matemática, explica como é interessante e desafiador a descoberta da matemática nos primeiros anos de aprendizagem dos alunos, na segunda etapa descreve as dificuldades na contextualização sobre as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) no cotidiano do aluno e as atividades realizadas com material lúdico e jogos durante as aulas para facilitar a aprendizagem, tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes no ensino/aprendizagem do aluno, na ultima parte exibe os resultados obtidos na intervenção.


Palavras-chave


dificuldade, contextualização, material lúdico, jogos, aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.