ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DE HISTÓRIAS E JOGOS

Wérica Pricylla de Oliveira Valeriano, Naysa Crystine Nogueira Oliveira, Amanda Gonçalves Ribeiro

Resumo


Neste minicurso pretende-se: apresentar uma proposta de ensino pautada numa perspectiva da teoria histórico-cultural e da Atividade Orientadora de Ensino; realizar uma discussão sobre um caminho para se ensinar matemática por meio de atividades lúdicas, jogos e histórias; e desenvolver uma atividade de ensino de matemática com os participantes. Assim, esperamos que no decorrer do minicurso, os professores se apropriem dos conhecimentos ministrados e que esta perspectiva de ensino se torne parte de sua ação pedagógica, onde o ensino de matemática e a teoria histórico-cultural sejam base formativa para o seu planejamento e o brincar seja visto como atividade formadora da criança, tendo para isso a história como desencadeadora da situação problema onde o pensamento teórico do ensino de matemática seja fundamentado pela atividade orientadora de ensino.

Palavras-chave


atividade orientadora de ensino, matemática, histórias, jogos

Apontamentos

  • Não há apontamentos.