CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS EM ASTRONOMIA DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

Cláudio Antônio Furtado de Souza e Melo

Resumo


Nos anos de 2006, 2007, 2008, 2010 e 2011 uma professora da disciplina de Astronomia do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí aplicou testes de caráter investigativo no início de cada ano que procuravam identificar ideias, conhecimentos e dificuldades dos alunos sobre determinados fenômenos astronômicos, para que a professora pudesse direcionar suas aulas buscando auxiliar os alunos nas dificuldades diagnosticadas. As “concepções alternativas”, são ideias que os alunos apresentam para tentar explicar determinados fenômenos e que não estão de acordo com o que a Ciência considera correto. Pesquisas tem demonstrado que professores precisam trabalhar estas ideias para não prejudicar o aluno no desenvolvimento e aquisição de novos conhecimentos. Este trabalho objetivou identificar estas concepções alternativas em alunos do curso de licenciatura em Física aproveitando os testes de diagnóstico. Os alunos tiveram um resultado satisfatório em algumas das questões, no entanto na maioria das respostas, eles apresentaram muitas das concepções alternativas identificadas em outras pesquisas. Propõe-se para a instituição de ensino que aperfeiçoe e continue a aplicar estes testes de diagnóstico e que realiza outra pesquisa com os alunos formandos para identificar possíveis mudanças nas concepções aqui apresentadas.


Palavras-chave


ensino, aprendizagem, astronomia

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.