AVA COM ALGORITMOS – UMA FERRAMENTA A MAIS NO COMBATE A EVASÃO NO ÂMBITO DO IFG – CAMPUS JATAÍ

Larissa Farina, Aladir Ferreira da Silva Júnior, Danillo Vaz Borges de Assis, Nayara Machado de Oliveira

Resumo


A evasão do aluno em um ambiente escolar é um problema complexo que afeta grande parte das instituições de ensino. Diversas causas podem provocar este problema, tais como razões de ordem social, econômica, intra-escolares, dentre outras. Neste contexto, este estudo tem como objetivo principal a análise dos índices de reprovação e evasão escolar após a utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), como alternativa de extensão do ensino presencial. O foco da pesquisa é utilizar a plataforma Moodle no reforço da aprendizagem da disciplina de Algoritmos. Está sendo realizado um experimento na turma 2012/1 do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Instituto Federal de Goiás, campus Jataí. Neste artigo pretende-se apresentar o estágio atual da pesquisa apresentando resultados intermediários. É possível perceber uma dinâmica na interação entre os participantes do experimento e, provavelmente a hipótese de que essa extensão ajudará na obtenção de menores índices de repetência e evasão deverá ser corroborada.


Palavras-chave


Evasão Escolar. AVA. Moodle.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.