A GESTÃO ESCOLAR E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: COMO ESTES ELEMENTOS SE COMPLEMENTAM

Neuraci de Oliveira Morais, Luciene Lima de Assis Pires

Resumo


Apresenta-se aqui resultados de pesquisa realizada em uma escola pública estadual em Jataí-GO com objetivo de analisar o papel do gestor na melhoria das condições de aprendizagem dos alunos. Era recorrente na comunidade onde a escola se insere, e nos setores da administração escolar, ouvir comentários que os alunos da Escola X, independente da série em curso, não sabiam ler e escrever. A motivação inicial da pesquisa foi desmistificar esta ideia ou, verificar a veracidade daqueles comentários, e, constatado o problema, verificar o motivo pelos quais os alunos não sabem ler e escrever. Desenvolveu-se pesquisa-ação com: observação, participação, diálogo, coleta de dados, relatórios e questionários respondidos por professores e alunos. Verificou-se que as principais dificuldades que os alunos apresentavam em relação à aprendizagem da leitura e da escrita eram decorrentes de fatores tais como: falta de acompanhamento individualizado na família e na escola; recursos inadequados; falta de paciência e preparo de professores para trabalhar com atividades heterogêneas com alunos que não acompanham a turma; alunos desmotivados; ausência de ambiente alfabetizador; atividades trabalhadas fora do contexto do aluno; professor inseguro; formação fora da área de atuação. A base teórica dos estudos foi, dentre outros: Cagliari (1992); Dourado (s/d); Ferreiro (1993); Silva (1994). Concluiu-se que o processo ensino-aprendizagem é um dos desafios da gestão escolar.


Palavras-chave


Gestão Escolar; Ensino-Aprendizagem; Leitura e Escrita

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